Aplicações da termografia como ferramenta de manutenção preditiva na Indústria
As perdas de energia são cada vez menos aceitáveis, seja em sistemas de geração e transmissão de energia elétrica ou na Geração e Distribuição e Utilização de Vapor. A termografia, técnica bastante empregada na inspeção de componentes e sistemas elétricos pode também ser usado com sucesso na identificação de perdas de energia na indústria. Neste sentido, a RM Engenharia equipou-se para realizar processos de inspeção e qualificação do setor industrial de vapor utilizando-se da técnica termográfica. Os resultados apontaram para a importância do controle operacional através do monitoramento das variações térmicas decorrentes das condições operacionais de serviço.
Termocamera |
Manutenção preditiva
É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo. A manutenção preditiva tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. Outras terminologias têm surgido como ferramentas de gerência de manutenção, estes novos termos - RCM, manutenção centrada na confiabilidade; TPM, manutenção produtiva total; e JIT, manutenção "Just-in-Time" - são apresentadas como a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção.
A manutenção preditiva é muito mais
Trata-se de um meio de se melhorar a produtividade, a qualidade do produto, o lucro, e a efetividade global de nossa planta industrial de manufatura e de produção. A manutenção preditiva é uma filosofia ou atitude que usa a condição operacional real do equipamento e sistemas da planta industrial para otimizar a operação total da planta industrial. Um programa abrangente de gerência de manutenção preditiva utiliza uma combinação das ferramentas mais efetivas em custo para obter a condição operativa real de sistemas críticos da planta industrial e, baseado-se nestes dados reais, todas as atividades de manutenção são programadas numa certa base “conforme necessário”.
A manutenção preditiva que utiliza rendimento de processo, perda de calor, ou outras técnicas não-destrutivas, pode quantificar o rendimento operacional de equipamentos ou sistemas não-mecânicos da planta industrial. Estas técnicas, podem fornecer ao gerente de manutenção ou engenheiro da planta industrial informações fatuais que os habilitarão a obter confiabilidade ótima e disponibilidade a partir de sua planta.
Imagem Termocamera |
Imagem Termocamera |
Termocamera |